Nos últimos anos, temos testemunhado uma verdadeira revolução tecnológica que está transformando a maneira como produzimos, comercializamos e consumimos produtos e serviços. Esse fenômeno é referido como a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, uma tendência que está mudando radicalmente o cenário corporativo e impactando diretamente a forma como as empresas operam.
Organizações de todos os segmentos de atuação e níveis de complexidade estão simultaneamente usufruindo das novas ferramentas e correndo para se adaptar à crescente competitividade impulsionada por este novo ambiente tecnológico. E é neste cenário que se evidencia a importância dos softwares de gestão para empresas.
Primeiro, entenda: o que é a Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 é baseada na integração de sistemas de produção com a tecnologia da informação, permitindo que máquinas e processos se comuniquem entre si e tomem decisões autônomas. Essa nova era industrial é caracterizada pela utilização de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Computação em Nuvem, que permitem uma conexão contínua e em tempo real de todos os sistemas envolvidos no processo produtivo.
Mas quem foi o responsável por cunhar essa terminologia? O termo “Indústria 4.0” foi utilizado pela primeira vez em 2011, na Feira de Hannover, na Alemanha, a partir de uma iniciativa do governo alemão para promover a digitalização da indústria e aumentar sua competitividade no mercado global. Desde então, a expressão se espalhou pelo mundo e tem sido adotada para se referir à digitalização dos negócios em geral.
A Indústria 4.0 não é só para as grandes corporações
A Quarta Revolução Industrial traz consigo uma série de benefícios e oportunidades para os negócios, como maior eficiência produtiva, redução de custos, melhoria da qualidade dos produtos e serviços, entre outros. Além disso, ela impulsiona a inovação e a criação de novos modelos de negócio, abrindo caminho para empresas que desejam se destacar frente ao consumidor.
Desta forma, os mercados estão naturalmente tornando-se mais concorridos, graças à adoção crescente de novas tecnologias pelas empresas. Isso significa que as organizações que não investirem em soluções para tornarem-se parte desta nova era ficarão para trás e terão seus resultados prejudicados.
Mas se engana quem pensa que os recursos da Indústria 4.0 estão disponíveis apenas para grandes corporações. A implementação de um software inteligente que ajude seu negócio a ganhar produtividade, controle e eficiência já coloca sua empresa à frente da concorrência!
Para isso, o programa escolhido deve ser capaz de coletar e processar o volume de dados gerado pela organização, criar um fluxo de processos funcional e fornecer análises precisas que proporcionem a tomada de decisões ágeis e inteligentes. Neste contexto, uma funcionalidade que torna nítido o benefício de um software como uma das ferramentas da Indústria 4.0 é o controle de manutenções preventivas, integrante do módulo de manutenções do DN4.
Com o sistema, sua empresa ganha regularidade na realização de manutenções nos equipamentos, agindo antes que eventuais defeitos levem à parada das atividades, gerando assim prejuízo. Desta forma, sua empresa ganha em produtividade, melhora os resultados e evita custos inesperados.
Outro recurso que o sistema oferece para incluir sua organização na Indústria 4.0 são as integrações. Ele permite conectar os módulos de gestão a outros sistemas, facilitando a comunicação e a troca de informações entre os diferentes sistemas empregados para a administração da sua empresa.
Em resumo, o DN4 foi desenvolvido com inúmeros módulos e ferramentas adaptáveis às necessidades específicas de cada organização, hospedagem segura na nuvem e integrações com os mais relevantes sistemas do mercado, além de recursos sofisticados para análises de desempenho. Assim, sua empresa se posiciona de forma sólida na Indústria 4.0 e ganha competitividade.
Fale com um de nossos consultores e conheça todas as funcionalidades do DN4!